quinta-feira, 30 de junho de 2016

Eleições para DCE, o que tenho a ver com isso?



Estamos passando por mais um processo eleitoral e este para nós (estudantes) é de extrema importância e necessita redobrada atenção.

Importante, pois estamos sem um DCE (Diretório Central dos Estudantes) desde a última eleição - que foi fraudada, por isso impugnado o resultado - em 2014. Redobrada atenção para que não haja fraude novamente e os que são capazes de cometer tal ato não consigam nos convencer a darmos nosso voto a eles e de que tenham mudado.

Mas antes de continuarmos, você sabe o que é um DCE e para que ele serve? DCE é o Diretório Central dos Estudantes, é a representação máxima que responde pelos estudantes da e na universidade; é tipo os Centros e Diretórios Acadêmicos (CA e DA) que você já deve ter tido algum contato no seu curso, só que o DCE representa todos os cursos e todos os CA’s e DA’s. Ele tem cadeiras em conselhos muito importantes e de interesse estudantil como no CONSU (Conselho Superior) da universidade e no conselho municipal de transporte (este é conselho que vota o aumento da passagem, por exemplo).

Na teoria e resumidamente o diretório é isso, mas entendemos que na prática ocorre tanto de alguns CA’s e DA’s não representarem as demandas dos seus respectivos cursos quanto o DCE não representar a todos os cursos e atender as reais demandas dos estudantes. Por isso é importante que se pense bem em que tipo de representação se quer e então escolha aquele grupo que melhor se assemelha a isto para dar seu voto.

Participar desse processo - seja compondo/apoiando chapa ou votando - é muito importante para garantir legitimidade ao nosso DCE e além de importante, votar é um dever.

Respondendo ao título “...o que tenho a ver com isso?”, temos tudo a ver, somos nós estudantes que votamos para DCE, que escolhemos o grupo que irá nos representar nos próximos tempos; então se você tem um projeto de DCE para a universidade que queira defender faça acontecer indo votar. Se ainda não sabe em qual grupo votar, pesquise, veja qual proposta mais te representa, mais se aproxima do seu projeto. Conheça todas as propostas, mesmo que o tempo esteja apertado ainda dá pra você ler pelo menos uma carta programa por dia, mas não se deixe levar por qualquer fala, por qualquer pessoa, lembre-se: só porque alguém parece legal não significa que aquilo que ele apoia realmente é o que te representa e representará verdadeiramente toda universidade.

Nosso site Carta Social não irá declarar apoio a nenhuma chapa, como forma de manter respeito ao nossos preceitos internos e garantir voz durante todo processo. Mas algo é claro desde nosso início: somos de esquerda e como tal prezamos por um processo limpo e um projeto de universidade pública gratuita, representativo e inclusivo.

Foto: Mariana Magalhães
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário