quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Eleições para reitor, o que tenho a ver com isso?


Nos dias de hoje e amanhã (20 e 21), acorrerá em nossa universidade a nova consulta (votação) para reitor e vice reitor; essa eleição está ocorrendo em tão curto prazo devido à renúncia do último reitor eleito ao cargo. E nós, estudantes, temos muito a ver com isso sim, pois está também em nossas mãos decidir o rumo da nossa universidade nos próximos anos.

É importante que nós alunos, maioria dentro dessa universidade, façamos valer nosso direito ao voto, não só porque seremos um dos principais afetados pelas decisões tomadas, mas também por que esse direito nem sempre foi como é hoje. Hoje em dia os três principais setores da universidade (Docentes, TAEs e Discentes) tem peso igual nos votos (33% pra cada) e isso foi uma conquista histórica dentro da universidade e muito importante para o movimento estudantil, pois antigamente a divisão do peso dos votos se dava da seguinte maneira: 70% para os docentes e apenas 15% para TAEs (Técnicos Administrativos em Educação) e 15% para discentes.

Independente da escolha política que você fará e com quais propostas você se identificou, vá e vote. E se você nem parou para pensar sobre isso, ainda dá tempo de dar uma olhada nas propostas apresentadas e ver qual chapa minimamente se aproxima do projeto de universidade que você deseja. O mais importante disso tudo é realizarmos a manutenção desse nosso direito, pois um direito não usado por todos é facilmente tirado ou amplamente utilizado por falsas representações.

Foto: Mariana A. Magalhães
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário