terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cineclub Bordel Sem Paredes exibirá animação brasileira indicada ao Oscar na próxima quinta no CCBM



Colagem, pinturas, lápis de cor e giz de cera misturados com muita criatividade dão vida ao longa-metragem brasileiro “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar 2016 na categoria de melhor animação. O filme será exibido na quinta-feira, 21, às 19 horas, na videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro), com entrada gratuita. A iniciativa é do projeto “Cineclube Bordel Sem Paredes”, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Dirigida pelo cineasta Alê Abreu, a animação conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, ele encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectiva.

Em sua página no facebook, o diretor declarou que o filme é um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano, “(...) um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema”, referindo-se aos concorrentes na mesma categoria do Oscar 2016.

Colecionando participações em festivais, “O Menino e o Mundo” conquistou, em 2014, os troféus do júri e do público, durante o 38° Festival de Annecy, na França, que é considerada uma das mais expressivas premiações da animação mundial.

Fonte: Portal PJF

Se você ainda não viu, mas se interessou, confira no link o trailer deste tocante longa metragem.

Para saber ainda mais sobre o filme, te indicamos esta entrevista com o criador do filme realizada pela TV Cultura em 2013 (antes do lançamento).

Foto: Google Imagens, Divulgação.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário