quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Reitoria sinaliza medidas para o apoio estudantil, a segurança e a mobilidade



Na última segunda-feira, 23, todos os alunos da UFJF receberam um e-mail divulgando que o reitor em vigência da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Marcos Chein Feres, iria se reunir nesta quinta-feira, 26, com estudantes de todos os cursos para discutir pautas relacionadas ao apoio estudantil, transporte e assuntos gerais.



O encontro, que aconteceu por volta das 17h:30min, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, no campus, foi aberto à participação da representação de todos os movimentos estudantis. Foram colocados como pauta nessa reunião várias reinvidicações dos estudantes que surgiram diante da atual situação política, tanto as pautas locais no campus quanto as pautas a nível nacional. Outras pautas propostas também durante a ocupação foram relembradas, ao exemplo do transporte coletivo de linha circular do campus. Sobre a o circular, a retoria disse que espera um retorno dos alunos quanto ao devido funcionamento dos circulares, pois se eles não estiverem funcionando dentro dos horários o reitor em vigência se compromente em tomar uma atitude.

A segurança da mulher no campus foi um dos principais temas dentre os vários debatidos e que mereceu destaque. Os estudantes cobraram uma posição institucional da UFJF em relação a uma tentativa de agreção contra uma aluna. Relembrando o caso em que esta aluna participava de uma intervenção artística contra a política de apoio estudantil aplicada pela UFJF, a intervenção artística mostrou visualmente o impacto do resultado do apoio, no qual houve 70% de indeferidos e 30% de deferidos. Sendo assim, a manifestação aconteceu liberando 30% das vagas do estacionamento da reitoria, enquanto acontecia, no mesmo local, a oficina: “Qual é a cruz que você carrega?". Irritado com a manifestação um funcionário de uma empresa que presta serviços à UFJF tentou violentamente agredir uma aluna. Outros casos também foram relatados como tentativas de estupros dentro dos ônibus da linha universidade e circulares.

A sugestão dada pelo reitor em vigência, Marcos Chein, em relação à tentativa de agreção durante a manifestação artística foi uma intervenção de mediação de conflito por parte da instituição. Sobre casos de abuso e assédio no campus a Diretora de Ações Afirmativas disse para que as alunas procurem os orgãos competentes da instituição para cobrar ações por parte da UFJF contra atos abusivos.

Outras pautas como o portão do ICE que foi recentemente fechado e murado também foram abordadas. A reitoria respondeu que não poderia tomar uma atitude autoritária e que levaria a pauta para decisão e votação no Conselho Superior (CONSU). Sobre esse assunto a reitoria reinterou que essa medida é contra-hegemômica, que a reitoria tentará o possível para que a mobilidade no campus seja respeitada. A administração superior ainda fez uma queixa em relação à pressão que anda sofrendo por causa da  campanha "Libera o meu xixi", que é uma importante campanha contra a transfobia nos banheiros do campus. Marcos Chein disse que essas mudanças tem causado desconforto e que ele e a diretora de ações afirmativas, Carolina dos Santos Bezerra, tem recebido ameaças, inclusive contra familiares por causa da implementação dessas medidas.

Outros pontos importantes sobre a administração da UFJF também foram tocadas. Segundo Marcos Chein, ele tentará nas próximas semanas abrir e mostrar a lei orçamentária de 2016 da Universidade para a comunidade acadêmica. Ainda temos a questão de que a procuradoria não respondeu ao Marcos Chein sobre novas eleições para reitor com o calendário do campus de Governador Valadares suspenso. O reitor não sabe quando poderá colocar novamente em pauta a proposta da transmissão via streaming das reuniões do Conselho Superior.

Apoio estudantil


A Pro-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) disse que a empresa contratada tem até o dia 3 de Dezembro para entregar o resultado do recurso dos alunos indeferidos no ultimo resultado. A PROAE tentará lançar todos os resultados no dia 4 de Dezembro. Não há uma data fixa para ser lançado pagamento para os estudantes, mas segundo a PROAE o pagamento sairá no mês de Dezembro até o fim da primeira quinzena.

Uma aluna questionou a possibilidade da mudança de modalidade da bolsa para os próximos deferidos no próximo resultado do apoio (o que será emitido dia 4 de dezembro), caso haja alguma insatisfação com a modalidade concedida. A administração da atual reitoria disse que não haverá tempo hábil para isso antes que o ano termine.

Ainda sobre o apoio estudantil temos a novidade que os ingressantes no próximo SISU poderão fazer o requerimento para o Apoio Estudantil com os documentos que já foram analisados no ato da matrícula. Os documentos estando de acordo com as exigências do apoio estudantil o aluno estará apto para entrar nas folhas de pagamento do próximo mês.

Outras pautas foram tocadas, mas até o fechamento desta postagem não podiamos acompanhar o fim da reunião por motivos acadêmicos.


Foto: Raony Almeida Ribeiro
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário