quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Alunos e Professores realizam Semana da Igualdade Racial e Questão Agrária na UFJF.


O racismo sempre é colocado como um problema que está no ideário flutuante da sociedade. Algo que flutua sobre nossas cabeças, que mancha o lindo céu da cordialidade brasileira, mas que nunca está entre nós ou em nós. Como sempre considerado como uma atitude errada ou impensada do outro, mas nunca de nós mesmos.



As desigualdades impostas à população negra sofre um arraste histórico, desde o sequestro do povo negro de suas terras para o trabalho escravo e forçado em nossas terras, até os dias de hoje. Toda a nossa economia moderna brasileira está estruturada diretamente sobre esses tempos de acumulação de riquezas, que foi baseado na exploração do trabalho escravo nos latifúndios.

O trabalhador negro e a trabalhadora negra, em sua construção social no corte trabalhista no bolo econômico, sem dúvida tem um histórico de exploração mais desumano na construção e assentamento da economia que os demais. E é sobre isso que nos dias entre 2 e 4 de Dezembro de 2015 será debatido na Universidade Federal de Juiz de Fora a Semana da Igualdade Racial e Questão Agrária.

O evento  tem como tema central o debate sobre os desafios que a população negra possui. Certamente serão temas do evento: os desafios na inserção trabalhista; os direitos humanos; o homicídio da população jovem negra; a redução da maioridade penal; opressões que quilombolas sofrem para se manter em suas terras; e desigualdades que afligem a população negra na distribuição de terras.

Será um espaço de excelente discussão. As inscrições para participação do evento serão feitas a partir do site semanadaigualdadej.wix.com.  As inscrições dos Minicursos já estão disponíveis no Apoio da Coordenação de Curso de Serviço Social Faculdade de Serviço Social da UFJF. As inscrições para os minicursos também podem ser feitas no DPCDH (Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social). O DPCDH fica na Rua são Sebastião nº 750, Centro. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira das 14h ás 17h15. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail semanadaigualdadejf@gmail.com.


Foto: Terrakota
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário